Administração visita obras da área social dentro das comemorações dos 168 anos de Três Pontas
- miltongama7
- 9 de jul.
- 2 min de leitura

Dentro da programação dos 168 anos de Três Pontas, a Administração Municipal realizou visitas técnicas a diversos locais onde há atuação direta da Prefeitura em diferentes áreas. Esses trabalhos estão sendo apresentados ao longo da semana, evidenciando os investimentos e melhorias feitas em benefício da população.
Nesta terça-feira (08), o destaque é para ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, que promoveu, com apoio de outras secretarias, a reforma completa do Centro Comunitário do bairro Vila Marília, será pela primeira vez utilizado.
Outro ponto visitado foi o antigo imóvel do Conselho Tutelar, que passou por adequações e passará a abrigar o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Com isso, o serviço deixará de funcionar em imóvel alugado, gerando economia aos cofres públicos e oferecendo estrutura mais adequada para atendimento.
CENTRO COMUNITÁRIO VILA MARÍLIA
O Centro Comunitário da Vila Marília será, pela primeira vez, um espaço voltado ao atendimento da população da região. Antes completamente abandonado, o imóvel foi totalmente reformado pela atual Administração e passará a oferecer serviços sociais, educativos e esportivos, além de estar disponível para atividades comunitárias.
Entre as melhorias realizadas estão: substituição do alambrado, troca de portas e janelas, instalação de piso externo, fechamento com tela de proteção, construção de calçamento, reforma estrutural completa, pintura, instalação de janelas de blindex, além de nova rede elétrica e hidráulica.
REFORMA DO IMÓVEL PARA ABRIGAR O CREAS
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação está reformando um grande imóvel que pertence ao Município, que em breve irá receber a sede própria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Localizado na Avenida Barão da Boa Esperança, onde funcionava o Conselho Tutelar, além de garantir a economia de mais de R$50 mil por ano com aluguel, a nova sede terá mais espaço para atender a população.
O CREAS é composto por uma equipe interdisciplinar formada por quatro assistentes sociais, dois psicólogos, orientadoras sociais, além da coordenadora, auxiliar administrativo, motorista e profissionais de serviços gerais. Juntos, atuam para garantir proteção social, reconstrução de vínculos familiares e comunitários e o acesso a direitos fundamentais. Atualmente, aproximadamente 300 famílias são acompanhadas pelo serviço, entre elas pessoas em situação de rua, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, idosos, pessoas com deficiência e vítimas de diversas formas de violência ou violação de direitos. Como parte da reforma, está sendo construída uma área externa independente, com banheiros e vestiários acessíveis, salas de descanso, lavanderia e um pátio multiuso, que será destinado a atividades recreativas e de convivência durante o dia. O objetivo é promover um ambiente acolhedor, com estrutura adequada para fortalecer o processo de superação das situações de vulnerabilidade.
O Centro de Referência Especializado é uma unidade pública que oferece atendimento especializado a pessoas em situação de violação de direitos, como violência, abuso, negligência ou exploração. Sua função é oferecer apoio e acompanhamento especializado a indivíduos e famílias que enfrentam situações graves, como violência doméstica, abuso sexual, trabalho infantil, entre outros.





Comments