top of page

Três Pontas intensifica combate a Dengue com fumacê pesado

  • miltongama7
  • 19 de mai.
  • 3 min de leitura

 

*Com uso de fumacê e novas tecnologias, Secretaria de Saúde reforça ações contra a dengue e convoca apoio da população





ree

Diante do aumento expressivo no número de casos de dengue nas últimas semanas, a Prefeitura de Três Pontas intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com o uso do UBV Veicular, popularmente conhecido como fumacê pesado, em uma ação emergencial aprovada pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS/VG) e pela Coordenação Estadual de Vigilância de Arboviroses.


Entre as semanas epidemiológicas 16 a 19, o município registrou 170 casos prováveis da doença, sendo 27 já confirmados. Diante desse cenário de surto, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou e enviou um Plano de Ação detalhado às autoridades regionais e estaduais de saúde, que aprovaram a liberação do fumacê para 80 quarteirões da cidade, priorizando os bairros com maior incidência de casos.


A aplicação começou a ser realizada no último dia 14 e segue até o dia 26, em cinco ciclos com intervalos de dois dias entre eles, por meio de uma parceria entre o município e a SRS/VG. O objetivo é conter a disseminação do mosquito de forma rápida e eficiente, atuando diretamente nas áreas mais afetadas.


Apesar da ação emergencial, a Secretaria de Saúde reforça que o fumacê não elimina ovos e larvas do mosquito e, por isso, não substitui as medidas preventivas que devem ser adotadas por toda a população. A colaboração dos moradores continua sendo essencial no combate à dengue e demais arboviroses como zika e chikungunya. A orientação é clara: eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro para o mosquito.


Paralelamente ao fumacê, a Vigilância Ambiental do município segue realizando uma série de ações permanentes, como visitas domiciliares, tratamento focal, bloqueio de transmissão com UBV costal, mobilizações comunitárias e atividades de educação em saúde. Neste ano, a cidade também está investindo em tecnologia, com a realização do 3º mapeamento por drones para identificação de possíveis focos do Aedes aegypti, inclusive em locais de difícil acesso.


A bióloga, especialista em Vigilância em Saúde Ambiental e coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Pontas Sebastiana Aparecida da Silva, reforça a importância da conscientização de todos: “O apoio da população é fundamental. A dengue é uma doença grave e pode matar. A Prefeitura e a equipe da Saúde estão fazendo a parte delas, mas o mosquito nasce dentro das casas. Por isso, cada um precisa fazer a sua parte, dedicando 10 minutos por semana para verificar e eliminar possíveis criadouros. Essa simples atitude pode salvar vidas.”


Com o trabalho conjunto entre poder público e comunidade, Três Pontas busca conter o avanço da dengue e proteger a saúde da população.


Veja os cuidados necessários durante o fumacê veicular

✅Deixe portas e janelas abertas durante a passagem do veículo;

✅ Retire animais de estimação do quintal;

✅ Cubra os alimentos e frutas expostos;

✅Proteja os bebedouros de animais e ao final se possível, troque o alimento ou a água do bebedouro;

✅ Retire as roupas do varal mesmo que molhadas ou secas;

✅Não permaneça na rua durante a passagem do carro fumacê, principalmente as gestantes, crianças e idosos;

✅ Não deixe crianças ou animais seguirem o carro do fumacê.

✅As pessoas que tiverem animais de estimação devem colocá-los para dentro de casa ou longe do alcance do insceticida;

✅Caso haja pessoas acamadas ou com problemas respiratórios, feche as portas e janelas;

✅Em caso de intoxicação, procure o serviço médico mais próximo de casa.

 


ree

ree

ree

ree

ree

ree

Comentários


Siga nos nas redes sociais

  • instagram-png-white-1
  • Ícone do Facebook Branco

© 2024 por Milton Gama

bottom of page